Zoológico de Cascavel completa 43 anos neste domingo
Assessoria

Meio Ambiente

Zoológico de Cascavel completa 43 anos neste domingo

Por Redação via Assessoria em 09/12/2021 - 13:00

O Zoológico de Cascavel está de aniversário. Completa 43 anos no próximo domingo, dia 12. A comemoração da data será na próxima segunda feira ( 13) às 09h. Os animais  do zoológico vão receber bolo de carne, frutas e decoração  em seus recintos.

 

Fundado em 1978, o zoo possui uma área de 20 hectares, no centro da cidade, e abriga hoje 400 animais de 72 espécies entre mamíferos e répteis.

 

Um local pensado e criado para proteger as espécies, onde o verde prevalece e a diversidade de animais é grande. “O zoo trabalha com quatro pilares de ação importantes: conservação, pesquisa, educação ambiental e lazer e abriga várias espécies da fauna ameaçadas de extinção. O trabalho de educação ambiental já atendeu mais de 150 mil crianças, daí a  importância da preservação da fauna e flora. O objetivo é criar empatia dos visitantes com esta área verde. A população precisa entender que nenhum destes animais foram retirados do seu habitat natural, eles foram vítimas de ações impensadas dos seres humanos e sem este trabalho eles não teriam capacidade de sobreviver”, disse o gerente  da Divisão de Vida Silvestre e Bem-Estar Animal, Rodrigo Neca Ribeiro.

 

 

Setor Extra

O local possui um espaço que não é aberto para visitação, mas próprio para o cuidado dos animais feridos, doentes ou em idade avançada. No setor extra há 49 recintos para este fim.

 

Nele os animais que precisam de cuidados recebem toda atenção e tratamento médico necessários para ficarem curados.

 

Já os animais que são resgatados pelo IAT (Instituto Água e Terra) e enviados para o zoo, depois de tratados são devolvidos ao órgão ambiental para serem devolvidos ao seu habitat natural.

 

O Zoo de Cascavel está entre os melhores do sul do País e tem grande importância na preservação e garantia da biodiversidade das espécies. “Desde o final 2019 o Zoo está em constante obras no parque. Vários recintos foram reconstruídos e revitalizados como o recinto das antas, dos jacarés, veados entre outros e a cozinha foi toda reformada e adequada.

 

 “Este lugar é muito bonito, bem cuidado. Eu frequento há muito tempo está maravilhoso”, falou  Camilo Rigo, visitante de carteirinha do Zoológico de Cascavel.

Já a professora Vanessa Leonice destacou a organização e a importância do Zoo para a manutenção da vida animal e da flora. “Além de acolher os animais que estavam doentes ou maltratados, o Zoológico ainda é um lugar que a gente pode visitar com família. Está lindo, bem cuidado, muito bom”.

 

Horário de funcionamento

O Zoológico de Cascavel funciona de terça a domingo das 8h às 17h. Nas segundas-feiras é fechado para manutenção dos recintos e limpeza em geral.

Lembrando que para visitar o zoo agora é preciso ter o ingresso virtual, que é obtido pela plataforma zoocascavel.com.br

Notícias da mesma editoria