Sucesso é esforço entre acerto e erro
CBN Cascavel

Opinião

Sucesso é esforço entre acerto e erro

Por Gilson Aguiar em 05/07/2021 - 09:07

Sempre estamos a busca de uma grande ideia que nos leve ao sucesso, a imagem da genialidade é a lâmpada sobre a cabeça. Não por acaso, na história em quadrinhos, o legado do professor pardal.

O próprio gênio que inventou a lâmpada elétrica incandescente, Thomas Edison, tem uma frase celebre, “O Sucesso é 10% inspiração e 90% transpiração”. Uma verdade. Nada surge sem esforço, trabalho, dedicação.

O trabalho é por sinal o elemento fundamental da transformação da realidade. A genialidade, a inspiração a forma revolucionária de compreender um sistema ou de inovar a produção de nada é sem o esforço.

Hoje, estamos vivendo a divulgação da ideia de que o sucesso é o resultado de uma grande ideia. Esta lógica das startups como se elas fossem o fruto de uma “grande sacada” e depois é só vender a ideia e pronto, alguém do nada passou a ter tudo. Uma lógica atual em nosso tempo de negação de que tudo o que desejamos e temos é fruto do trabalho.

No reino da tolice se acreditar que ainda vamos dar a “grande tacada” de nossas vidas e que o curso de nosso destino irá mudar. Daí nasce a frase rasa de que quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro. Porque em uma sociedade fundada no oportunismo e na malandragem, o ócio dá tempo ao incompetente de arrumar um jeito de se beneficiar do serviço dos outros.

Precisamos educar para o trabalho, entender que há trabalho, suor, transpiração, esforço em tudo o que temos e vemos. Uma obra humana, que expressa de maneira concreta a inspiração, mas que sem a realização, de nada serviria.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria