Problemas ambientais afetam mais elas
CBN Cascavel

Opinião

Problemas ambientais afetam mais elas

Por Gilson Aguiar em 11/12/2023 - 08:00

Agravamento social com as questões ambientais.

Você pode não considerar, mas meio ambiente também envolvem pessoas. Nós consideramos que questões ambientais dizem respeito a clima, vegetação, animais, ou seja, fauna e flora. Mas, e o ser humano? Onde ele fica nesta história?

Ele é o centro da questão. Muito do que provoca devastação ambiental leva consigo a vida de muitas pessoas, direta ou indiretamente. Há um efeito climático na vida humana. O calor excessivo não é só algo que se sente com o aumento da temperatura, isso pode tirar a oportunidade de muitas pessoas.

Para que se tenha uma ideia, as mudanças climáticas e desastres naturais estão afetando meninas em regiões de pobreza extrema. Um levantamento feito pela Fundação Malala, mostra que 12,5 milhões de meninas abandonam a escola por ano para atenderem as necessidades da família afetada pelas mudanças ambientais.

Um tornado, uma enchente, um terremoto, a seca extrema são condições que afetam a vida de famílias de baixa renda que vivem em lugares sem infraestrutura para suportar as consequências destes desastres.

O Brasil é um bom exemplo.

Nós, aqui no Brasil, assistimos este ano a enchentes no Sul do país e a secas no Norte, na região amazônica. Vimos os efeitos sociais destas duas condições antagônicas. Nos dois casos, as famílias de baixa renda foram afetadas e tiveram que mudar sua rotina. Mais trabalho, necessidade de participação dos membros a família na geração de renda. Advinha quem é as primeiras a serem convocadas e terem suas vidas alteradas? As meninas.

Ainda, segundo a Fundação Malala, aumentou o número de casamentos infantis, meninas que são obrigadas a se casarem para que se possa transferir os gastos de sustentação da filha para outro núcleo familiar.

Da mesma forma, o trabalho doméstico cresceu. As meninas são obrigadas a trabalharem para poder ajudar na renda familiar.

Os dados e fatos apresentados aqui foram levantados em 30 países, incluindo o Brasil.

É preciso cuidar do ambiente e ainda mais do ser humano.

Os recursos aplicados na proteção dos seres humanos e de crianças, em especial, são poucos. Segundo dados da Plan Internacional Brasil, uma ONG que busca cuidar e defender crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade, apenas 5% de recursos foram investidos neste sentido. Estes dados em relação a 591 projetos.

A produção de alimentos é outro problema criado pelas questões climáticas. Há uma redução de produção de alimentos de primeira necessidade. E isto afeta a população de baixa renda, afastada de nutrientes mínimos, aumentando a possibilidade de epidemias.

Precisamos colocar os seres humanos no centro da questão ambiental. Não é só uma questão de proteger a fauna e a flora, mas proteger pessoas. Nós, seres humanos, somos agentes diretos de um ecossistema e o alteramos. Precisamos saber nos proteger e ter ciência que essa é a ação mais importante quando se fala em preservação ambiental.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria