Política é ciência, mas político não faz ciência
CBN Cascavel

Opinião

Política é ciência, mas político não faz ciência

Por Gilson Aguiar em 24/11/2021 - 09:00

Weber considerava que a diferença fundamental entre o cientista e o político é o compromisso com a verdade. Para o cientista, a busca do conhecimento é sua profissão. O que não é para o político. Ele não tem este comprometimento.

Na política, a demagogia é critério para se exercer a vida de homem público. A retórica do líder carismático encanta e arrasta em muitas sociedades muitos seguidores. Na ciência, não está a intenção.

Platão considerava que o bom governo seria o dos sábios. Pois, segundo o pensador grego, aqueles que tem o conhecimento sabem qual é o melhor caminho que a sociedade deve adotar. O povo, nem sempre, tem a noção da dimensão do problema que vive e como ele pode ser solucionado. Exatamente aí, o conhecimento do sábio pode orientar para o melhor ato.

Na política, a ignorância popular abre espaço para o demagogo. Aquele que adapta seu discurso a superficialidade da lógica e a pobreza de raciocínio para gerar identificação das classes populares. Mente para garantir o poder. O cientista não poderia fazer isso sem trair sua profissão.

Na pandemia vimos o quanto a ciência é fundamental para superar nossos problemas, salvar muitas vidas. Indiscutível sua importância. Porém, o cientista não produz o conhecimento visando o poder, ele o gera e não a gesta.

Nas democracias a escolha do povo direciona quem deve governar e com que critérios deve exercer o poder. Como temos uma história de pouca intimidade com o conhecimento, acabamos por abraçar a demagogia. E assim, pagamos o preço. Raro são os cientistas que são políticos. Por isso, quando escolhemos um nos distanciamos na maioria das vezes do outro.  

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria