Pandemia, até quando?
CBN Cascavel

Opinião

Pandemia, até quando?

Por Gilson Aguiar em 20/01/2022 - 08:30

Agora estamos novamente com um aumento significativo de casos em todo o país. A cada dia batemos recorde de pessoas contaminadas com a nova variante da doença, a Ômicron. Mesmo com a maioria dos brasileiros vacinados, a doença tem se propagado. O número de pessoas com complicações é menor, óbitos também. Os que não estão imunizados são os que correm o maior risco.

O que fazer diante disso?

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai suspender as aulas presenciais. A medida é tomada por causa do ambiente de contaminação. A instituição considera que é necessário tentar conter a propagação do vírus nos campings da instituição.

Precisamos ter uma atitude coerente e respeitar este momento. Não adianta queremos fechar os olhos para a situação que estamos atravessando. O risco para a maioria é menor, mas há vidas que podem ser perdidas se não tomarmos os cuidados necessários. E por a vida dos outros em risco, por menor que seja o número, não é atitude respeitável e tolerável.

Segundo especialistas ainda teremos dias com agravamento dos casos e aumento das contaminações. Pelo menos, pelos próximos 15 dias, a tendência é de piora. E esta variante não pode ser comparada com nenhuma outra. A Ômicrom tem um potencial de contaminação maior e só não gera uma consequência mais desastrosa a alguns organismos porque temos a vacinação em curso.

Consciência é, em momentos de crise, a melhor arma. Agir orientado por conhecimento, científico em especial, apostando na racionalidade é o melhor ato. Faça sua parte.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria