O falso patriota ama um país que não existe
CBN Cascavel

Opinião

O falso patriota ama um país que não existe

Por Gilson Aguiar em 11/11/2021 - 18:00

O nacionalismo se tornou retórica comum. A defesa da pátria e dos interesses dos brasileiros ganha a boca de muitos que desejam chegar ao poder. A união da nação, todos por uma causa e um país para todos são chavões que daqui para frente serão ecoados aos quatro cantos pelos candidatos. Promessas e sonhos.

A busca pelo eleitor é um ritual de venda de ilusões. A prática deveria falar mais alto. A experiência vivida e a consciência do que já passamos devem ser a medida para a tomada de nossas decisões. Deve, mas não é. Nos acostumamos. Isso mesmo, a tal da força do hábito. Quem nunca ouviu a frase: Isso nunca vai mudar?

Ironicamente, muitos candidatos irão falar em mudança. Acabar com os problemas crônicos com um só golpe. Tudo se resolve em uma escolha. Porém, vale a pergunta, quantas escolhas você já fez na vida? O problema nunca foram nossas escolhas, mas o critério que usamos para escolher.

Logo, o patriotismo de fachada, o discurso do amor a pátria e um país para todos os brasileiros empolga e não convence. Se queremos mudar e fazer do estado um instrumento de representação, é melhor mudar os critérios de nossas escolhas e não esquecer do que já vivemos.

Se queremos mesmo conhecer nossos problemas para resolvê-los, temos que rever a forma como explicamos a nossa trajetória enquanto nação até chegar aonde estamos. E, ao fazemos isso, podemos descobrir um país bem diferente deste exaltado pelos nacionalistas de fachada. Este país que nos vendem é fruto de uma demagogia e não uma descrição real.

Logo, se é necessário mudar, é bom começar de forma correta. O primeiro passo é saber quem somos, entender do que precisamos e escolher mudar o caminho que desejamos traçar. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria