MP deflagra nova etapa de operação contra desmatamento
https://www.areasverdesdascidades.com.br

Mata Atlântica

MP deflagra nova etapa de operação contra desmatamento

Por Redação em 19/09/2022 - 16:20

As ações de fiscalização seguem até 30 de setembro. No Paraná o trabalho é realizado em conjunto com a Polícia Ambiental (Força Verde), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Criminalística. A coordenação nacional está a cargo do Ministério Público do Paraná e o promotor Alexandre Gaio está à frente do trabalho, feito simultaneamente em 17 estados.

Player Ouça

A Operação Mata Atlântica em Pé tem foco no combate ao desmatamento e recuperação de áreas do bioma destruídas. Esta é a quinta edição nacional e a sexta etapa estadual. As equipes usam o monitoramento via satélite e visitam propriedades em que há suspeita de derrubada de árvores. Quando ações ilegais são flagradas, há aplicação de multas e responsabilização dos culpados nas esferas cível e criminal, além das sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais.

Player Ouça a reportagem

Dados da edição mais recente do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, publicado em maio deste ano, mostram que entre 2020 e 2021 foram 21.642 hectares de floresta nativa desmatada, o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol.

Por: Simone Giacometti

Notícias da mesma editoria