Morre Gil Rocha, diretor de jornalismo da CBN Curitiba; uma vida dedicada à comunicação

CBN Paraná

Morre Gil Rocha, diretor de jornalismo da CBN Curitiba; uma vida dedicada à comunicação

Por Redação em 01/07/2023 - 08:50

É com profundo pesar que anunciamos oficialmente a morte do diretor de jornalismo da CBN Curitiba, Gilberto Rocha Manoel, na noite desta sexta-feira (30). Ele teve complicações após um procedimento cirúrgico.

Gil Rocha, como ficou conhecido por todos, iniciou a carreira aos 15 anos, em 1975, na Rádio Paiquerê, de Londrina. como rádio-escuta, atividade na qual auxiliava os colegas na apuração de resultados do esporte. Em 1981, este paranaense de Siqueira Campos se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com o diploma na mão, seguiu no esporte e foi para a televisão, contratado como repórter pela RPC, inicialmente na TV Coroados, de Londrina, e depois na TV Paranaense, de Curitiba.

Ao repórter falaram durante décadas famosos e anônimos, dos medalhões do futebol aos jovens atletas de outras modalidades. Gil foi o repórter da Rede Globo nas conquistas dos títulos brasileiros conquistados por Coritiba (1985) e Athletico (2001). Com bom humor, criou ao lado do editor Paulo Rosa o quadro “Os Piores Momentos”, que era exibido às terças-feiras no Globo Esporte, com imagens pitorescas de jogadores, dirigentes e torcedores. O quadro fez tanto sucesso que a Globo passou a reproduzi-lo nacionalmente. Na RPC, Gil foi também gerente de esportes e comentarista, que ocupou no Sportv, do Grupo Globo.

Paralelamente ao trabalho na televisão, cobriu Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, incluindo o tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos. O rádio uma grande paixão, a qual ele retornou em 2019, através da Banda B. Mas a opinião do cronista sobre o futebol paranaense não deixou o vídeo: aos domingos, ele comentava a rodada no “Tempo Extra”, da CNT.

Em novembro de 2021, a convite de Amarildo Lopes, amigo desde os primeiros anos do Estádio do Café, na década de 1970, Gil Rocha assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba.

Gil deixa esposa e três filhos. Nossos sentimentos.

O velório acontece na capela Vaticano até às 14h30. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz às 16h.

Notícias da mesma editoria