Líder do Governo na Assembleia fala sobre novo plano de carreiras

Paraná

Líder do Governo na Assembleia fala sobre novo plano de carreiras

Por Redação em 28/06/2023 - 14:23

A Assembleia Legislativa do Paraná analisa um pacote de projetos de lei que tem como objetivo alterar o plano de carreiras de vários setores da administração pública, aumentar o salário dos servidores em 5,79%, equiparar o piso dos professores ao mínimo nacional e implementar o auxílio alimentação. O líder do governo no Legislativo, deputado Hussein Bakri (PSD), espera que o projeto seja votado o quanto antes.

Ele explicou que, na segunda-feira (3), serão realizadas duas sessões para apreciar os oito projetos de lei que tratam das alterações. Na terça-feira (4), serão avaliadas as proposições e elas voltam para plenário, onde devem ou não ser acatadas. Os projetos foram elaborados por meio de um estudo técnico conduzido pela Secretaria da Administração e da Previdência.

Player Ouça Deputado Hussein Bakri (PSD)

O governo estima que a iniciativa irá exigir R$ 1,6 bilhão do estado ainda em 2023. Cerca de 283 mil servidores ativos e inativos serão beneficiados. A expectativa para o deputado é que o projeto seja votado em definitivo até a segunda semana do mês de julho. O deputado disse que quase todas as categorias serão contempladas com as medidas.

Player Ouça Hussein Bakri

Por conta do reajuste, o parlamentar explicou que não há previsão de que a data-base para outros aumentos salariais mude, mas não descartou que a alteração no prazo possa ser acrescentada em formato de emenda. O governo do estado afirmou que o texto traz segurança orçamentária para que as correções salarias sejam distribuídas de maneira que não comprometam a economia e serviços essenciais.

Player Ouça Hussein Bakri

Na reestruturação de planos de carreiras, serão incluídas as pastas da Segurança Pública, Saúde, Fazenda, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Procuradoria-Geral do Estado e Agepar. A ideia pretende levar em consideração o cenário econômico atual e modernizar as tabelas de carreiras do estado.

Notícias da mesma editoria