Guto Silva volta para a Assembleia Legislativa após três anos na Casa Civil
Foto: Arquivo/Alep

Política

Guto Silva volta para a Assembleia Legislativa após três anos na Casa Civil

Por Redação em 14/01/2022 - 08:00

O deputado estadual quer disputar o Senado nas eleições deste ano. Ele acredita que o debate sobre o pacto federativo é uma bandeira importante para o Paraná.

 O Paraná entrega à União 70 bilhões de reais por ano em impostos. Mas recebe de volta 20 bilhões de reais, segundo o deputado estadual Guto Silva.

O deputado defende uma revisão no pacto federativo ou que o Governo Federal banque investimentos no Paraná para compensar essa diferença entre o bolo de impostos que sai e a fatia desse bolo que volta,

Investimentos em rodovias federais ou na educação, por exemplo. As universidades estaduais custam ao estado 5 bilhões de reais ao ano. Mas poderiam ser federalizadas, na opinião do deputado. [ouça o áudio acima]

Essa é uma das pautas que o deputado quer levar a Brasília caso seja eleito senador.

Guto Silva pretende disputar uma vaga no Senado Federal e para isso deixou a Casa Civil, onde esteve por três anos, desde o início do governo Ratinho Junior.

O deputado poderia permanecer no Executivo até março, mas decidiu se desligar agora para dar mais conforto ao governador, que precisa da Casa Civil para as articulações políticas.

Nestes três anos na Casa Civil, Guto Silva enfrentou quase dois anos de pandemia.

Neste período toda a organização do caixa do Estado foi afetada e o reequilíbrio das contas foi um processo complicado. [ouça o áudio acima]

Guto Silva é pré-candidato ao Senado pelo Partido Social Democrático (PSD). Mas não descarta mudança de legenda dependendo das articulações políticas.

 

Repórter: Luciana Peña - CBN Maringá 

Player Ouça

Notícias da mesma editoria