Enem denuncia temas que desconhecemos
CBN Cascavel

Opinião

Enem denuncia temas que desconhecemos

Por Gilson Aguiar em 06/11/2023 - 08:00

Tema do Enem merece respeito

Você sabe que mais cuida de pessoas no Brasil? Este foi o tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dados mostram que são as mulheres pretas são às maiores cuidadoras, 38%. Logo após vem as mulheres pardas, com 36,1%, as brancas são 31,5% dos cuidadores.

Entre os homens, em índices distantes das mulheres, os pretos são os que lideram quando o tema é cuidar de alguém, 23,8%. Neste quesito, pardos e brancos do sexo masculino empatam, 22,8%.

Os dados são do Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). E demonstram o quanto a questão de cuidar é uma denúncia da desigualdade de gênero e racial.

Brasileiros desconhecem o tema

E este foi o tema do Enem deste ano. O título da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil”.

Grande parte das pessoas que estão me ouvindo nunca souberam desta informação ou desta realidade. Hoje, mais de 70% dos brasileiros este é um dado obscuro, pouco trabalhado ou denunciado no dia a dia.

É preciso chamar a atenção a estas questões que passam despercebidas. A educação tem este papel de demonstrar questões sociais relevantes, compreender suas origens e apontar seus dilemas.

Ciência e Consciência fazem a diferença

A aposta é que um cidadão ciente aja de maneira coerente se tiver uma formação que compreenda o papel das pessoas dentro de uma sociedade. Os problemas sociais precisam ser entendidos de forma racional e lógica. A educação tem papel central em trabalhar estas temáticas.

A questão da mulher já foi tema do Enem em outros momentos. Assim como as populações indígenas, o papel da arte, a internet e a educação para surdos-mudos.

Lembrando que o Enem cada vez mais é medida para ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas, assim como, para receber financiamento estudantil.

Bem-feito, o Enem é um bom critério para avaliar a educação e incentivar os brasileiros a buscarem estudar mais os temas sociais de forma coerente, fundados na ciência e na racionalidade.

Parabéns ao Enem, que continue a despertar nos jovens que desejam um futuro e que pretende construí-lo o interesse pela ciência e pela consciência. 

Player Ouça Ouça o comentário

Notícias da mesma editoria