Congresso Empresarial Paranaense apresenta as inovações no mundo empresarial
(Foto: Reprodução)

Líderes Empresariais

Congresso Empresarial Paranaense apresenta as inovações no mundo empresarial

Por Redação em 18/11/2021 - 17:54

Temas relacionados à inovação no varejo, gestão de cidades e empresas, sistema associativista, tendências de consumo, entre outros, serão abordados em palestras e painéis programados para o Congresso Empresarial Paranaense e XXXI Convenção Anual Faciap, que ocorrerão nos dias 19 e 20 de novembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu.

 

A expectativa é de que este evento, realizado anualmente pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), receba cerca de mil pessoas, número limitado em função da pandemia de Covid-19. Momentos importantes do eventos serão transmitidos pelo canal do youtube da Faciap.

 

A solenidade de abertura será às 14 horas do dia 19, sexta-feira, com os pronunciamentos do presidente da Faciap, Fernando Moraes; do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro; do diretor Superintendente Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta e do governador do Estado, Carlos Massa “Ratinho” Júnior.

 

Na sequência, às 14h45, haverá uma palestra com o engenheiro e gestor público Silvio Barros, sobre o tema “A gestão da sua cidade interfere no resultado da sua empresa?”. Na mesma data, às 17h, Paulo Moraes, sócio fundador e CEO da Espaçolaser fará uma palestra sobre Inovação no Varejo.

 

Às 18 horas haverá palestra sobre o Cenário Político e Econômico Brasileiro, com o consultor financeiro, palestrante e comentarista Teco Medina.

 

Sábado, 20

 

No dia 20, sábado, o evento começa às 9 horas, com a palestra de Thammy L. Marcato especialista em inovação e transformação, que apresentará as novas tendências de consumo e como responder a elas. Em seguida, às 10h, haverá um painel para debater o tema “O impacto do cadastro positivo e do open bank no meio empresarial”, com o palestrante Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central do Brasil; ao lado dos debatedores Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito; Valdemir Bertolo, diretor-presidente da Serasa Experian; e Roque Pellizzaro Júnior, diretor-presidente do SPC Brasil. Os moderadores da conversa serão Hilgo Gonçalves e Claudenir Machado, vice-presidentes da Faciap.

 

Painéis

 

O próximo painel será às 14 horas, comandado pelo gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Cesar Rissete; e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, para falar sobre o Sistema Associativista no Brasil. Em seguida, às 16h30, haverá um painel sobre crédito inclusivo com Wilson Bley Lipski, presidente do BRDE; o gerente de mercado da Fomento Paraná, Luciano Martins; Wilson Cavina, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob; Alzimiro Thomé, diretor-presidente da Central Cresol Baser; e Carlos Ferraz, vice-presidente da Central das Sociedades Garantidoras de Crédito.

 

O que é a Faciap

 

A Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná foi fundada em 1959.

 

Representa cerca de 300 associações comerciais e um universo de mais de 60 mil empresas em todo o Estado. A entidade é uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses. Como entidade representativa do empresariado, tem sido porta-voz de seus anseios junto aos governos municipal, estadual e federal, além de entidades privadas que interferem na ação das empresas

Notícias da mesma editoria