Banco de leite do HUOP mantém a média de 250 litros de leite por mês
Assessoria

Saúde

Banco de leite do HUOP mantém a média de 250 litros de leite por mês

Por Fran Tiem em 04/01/2023 - 15:00

Doar leite, é um ato de amor e vida, são muitos os bebês que já dependeram ou dependem do leite humano para sobreviver. O Banco de Leite do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) tem o objetivo mudar vidas que necessitam, e assim oferecer o melhor a elas, promovendo, protegendo e auxiliando a amamentação, principalmente às mães que possuem alguma dificuldade relacionada ao tema.

O Banco de Leite oferece todo suporte psicoemocional para mães que estão com dificuldade no processo da amamentação, ensinando qual a forma/pegada correta do bebê ser alimentado através das técnicas repassadas pelos profissionais qualificados.

Em média são coletados cerca de 250 litros de leite humano por mês, que segundo a legislação, devem ser distribuídos primeiramente para os prematuros que estão na maternidade, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do HUOP, bebês com baixo peso também recebem atendimento. Diariamente no HUOP cerca de 25 bebês prematuros recebem leite materno que passou por todo o processo no Banco de Leite.

Vanderleia Rosa Kurpel - mãe do bebê André de 18 dias. - Falou sobre a pegada correta na amamentação.

Player Ouça Vanderleia Rosa Kurpel - mãe do bebê André de 18 dias

A enfermeira do Banco de Leite, Anelise Vieczorec, explica que todo começo de ano a doação de leite materno é baixo e o impacto é sentindo normalmente na segunda quinzena do mês, por isso a importância da doação.    

Player Ouça Anelise Vieczorec

Anelise também explica a necessidade do leite materno.

Player Ouça a reportagem

Anelise explica mais sobre o processo de doação que pode ser realizado em casa.

Player Ouça a reportagem

Segundo a enfermeira, a retirada do leite não diminui o produção.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria