Pleno Emprego convive com o abandono escolar

Educação

Pleno Emprego convive com o abandono escolar

Por Fran Tiem em 05/07/2023 - 16:00

Santa Catarina apresentou no primeiro trimestre de 2023 uma taxa de desemprego de 3,8%, percentual um pouco acima dos 3,2% registrados no último trimestre de 2022, mas muito abaixo dos 8,8% registrados nacionalmente, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com cerca de 88% da população empregada formalmente, o Estado vive uma situação de pleno emprego e tem uma das menores taxas de informalidade do país (26,1%). Santa Catarina gerou 48,5 mil vagas no primeiro trimestre deste ano, a terceira melhor marca, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Os resultados se devem à diversidade do Estado, que permite que a economia se beneficie de diferentes ciclos econômicos setoriais.

Por outro lado, a facilidade em se encontrar trabalho pode levar jovens a não concluir os estudos, temem especialistas.

Por que com a facilidade de se encontrar emprego deixa os jovens distantes dos estudos? Como Santa Catarina consegue se destacar em comparação com o país? O que pode ser feito para incentivar os jovens a estudarem mesmo com emprego?

O  especialista em Educação e CEO da Escola Start, Pedro Carnevale, fala sobre esse assunto. 

Player Ouça o especialista em Educação e CEO da Escola Start, Pedro Carnevale

Notícias da mesma editoria