A escassez nos faz melhor
CBN Cascavel

Opinião

A escassez nos faz melhor

Por Gilson Aguiar em 15/02/2024 - 08:30

A escassez nos move.

A teoria da escassez, ela é um dos princípios que define a economia. Na prática, o desenvolvimento da nossa capacidade vem da superação do que nos é escasso. É assim que melhoramos. Por isso, o progresso só ocorre diante do não temos capacidade de atender em um determinado momento.

Porém, para progredir, precisamos fazer escolhas. Estabelecer o que nos é prioritário a atender diante do que temos como limitações. E superar as limitações é desenvolver capacidades. Isto nos faz melhor, mais eficientes.

Esse deve ser o nosso foco ao logo de nossa existência, a melhora constante. A busca do aprimoramento.

Para haver progresso há que se ter um destino.

Devemos, porém, ter claro qual é a trajetória. Qual caminho vamos traçar e no que seremos melhores. Onde vamos buscar nos desenvolver. Renunciaremos a algumas habilidades para nos desenvolvermos em outras.

Não somos capazes de ser autossuficientes em tudo. Não etmos todas as habilidades no mundo. Porém, podemos ser necessários em atividades específicas que nos farão relevantes diante da sociedade onde vivemos, atuamos, ou o que alguns gostam de determinar, “o mercado”.

Porém, nossas habilidades podem perder valor e não serem mais necessárias. Isso exige nova mudança e organização de nosso potencial para outras atividades, continuando nosso aprimoramento.

Não somos condenados a fazer a mesma coisa sempre. Porém, temos que ter claro o que nos é necessário. Assim, podemos nos tornar cada vez melhor.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria